terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Adeus ao Complexo de Vira-latas

PARTE 2 - Visão local da subalternice

malandro

Confira aqui >> http://robertomoraes.blogspot.com/2008/07/plancie-est-cheia-de-malandros.html

Quanto à seriedade da primeira parte - eu menti. A coisa é mesmo irônica. Mas continuando...
Pois que recentemente, neste limiar de um Terceiro Milênio, ali por volta do ano 2000, esse mesmo complexo de vira-latas tomou conta do povo campista. A cidade tinha tudo pra crescer, se desenvolver, deslanchar para o encontro com o seu destino feliz, mas o que tínhamos conseguido não perder para Macaé, Itaboraí e São João da Barra (avacalhei, mas a gente num tinha praia!), perdemos para uma fauna que padecia de uma crônica e atávica patologia e que passou a tomar conta da cidade, ou melhor, dos cofres da cidade.

JOGO

Até que a população tão distraída em seus afazeres, custou mas percebeu que havia o maior assalto da história do municipio. E que era preciso fazer algo. A cada vez que jornais, tvs, radios ou blogs divulgavam que a prefeitura havia recebido tantos ou tais milhões de royalties naquele mês, a gente se perguntava: onde esses caras estão enfiando todo esse dinheiro? Não se assustem - não vou responder.

CUECA

Enquanto isso, os tribunais assistiam o empilhamento de processos que vieram culminar com uma operação chamada Telhado de Vidro. A Polícia Federal veio a Campos, levou os malfeitores para o Presídio de Bangu I ou II. Então, o campista passou a ficar macambúzio, mais atônito do que cachorro que se perde da mudança. E, pra nos vangloriar mesmo, só apelando pra Benta, Patrocínio, Didi, José Cândido...
Geral era a vergonha de dizer que era de Campos, a cidade que ganhou fama nacional pela perversidade de governantes que pilhavam despudoradamente os cofres da prefeitura, solapavam as verbas dos royalties para levar vida de nababos, para a compra Hiluxs (é assim que se escreve?), mansões...

dantas

Passada essa longa e tenebrosa noite, eis que a parte decente, honesta e trabalhadora desta cidade tornou-se radiante (inclusive com a Campos Luz já reparada). A população hoje vê a cidade se transformar num canteiro de obras. Casas populares, Bairro Legal, Nova Rodoviária, Canal Campos-Macaé (Beira Valão), Cepop (alguém pode sugerir um nome melhor?).
 
Então, senhores e senhoras, leitores desta intimorata tribuna, a pura, a mais cristalina e santa verdade, testemunhada pela mais clara evidência dos fatos, é a seguinte: o povo vê que os recursos arrecadados com o dinheiro dos impostos que paga estão sendo destinados corretamente, investidos para o bem da população, melhor qualidade de vida para nossa gente.
O povo voltou a acreditar que os sonhos de muitos um dia se tornaria realidade. Nossa auto-estima, que tinha ido pro fundo do poço, foi recuperada. Mas todo cuidado agora é pouco. Vem chegando mais um ano eleitoral...

diabo

6 comentários:

  1. Poisé, digo sempre que o povo tem o político que merece. E se o povo campista foi e é capaz de dar votos (mesmo que comprados) para Ilsan Cada Vez Mais Arrogante Vianna e ex-marido, Marcos Blá-Blá-Blá Celar, Dona Perepepê Nhá, Du-Do-Di-De-Dante La-Le-Li-Lo-Lucas, Jorginho Cabeça Ombro Joelho e Pé No Chão, Alcione de Rio Marrom, que dizer Preto - E Tchurma, não acho difícil esses figurões voltarem para mais um mandato. INFELIZMENTE.
    Os analfabetos políticos são muitos na nossa cidade.
    Vou inventar um personagem (Palhaço de preferência) e entrar nesta disputa para ser um Edir, que dizer, um Edil da Câmara!!! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Olha só! Se blog me desse dinheiro eu te contratava pra fazer umas notas", porque você pegou o "espírito marreta", meu irmão. Será contagioso?

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá aceito fazer uns bicos de "gratís" procê. Virei seu fã pela forma inteligente de humor que dispõe a apresentar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Mendes abaixado, vendo pneu de ônibus foi hilário, o marido de Odisséia de chapeusinho e prancheta, pqp! como dizia minha avó, Ah, um tanque de roupa para lavar!
    Todos, invarialvelmente todos, estão com as mãos sujas do TELHADO DE VIDRO.
    Beira Mar, pidiu consultoria a galera: Marcos Bacellar, Ilsan Vianna, Odisséia, Sérgio Mendes, Arnaldo Vianna, Alexandre Mocayber, Alex (preso), Francisco B (preso), Quintanilha (preso), Sivaldo Abílio (preso), Marcos Alexandre (preso), Neinha (presa) Luciana Portinho (não foi presa pq fugiu), é essa gente que quer voltar, valha-me Deus!
    Se encontrarem pelo caminho, CHUTA QUE È MACUMBA!

    ResponderExcluir
  5. Olha só... Os erros tendem a se perpetuar, ainda que de forma diferente, camuflados. Nm sou Ô Cara, mas, fora a robalheira que a gete viu tempos atrás e que a prefeita (levo fé) tá em cima pra num deixar acontecer, o povo desse governo, aqueles em que ela sem saída parece ter confiar, como o do governo anterior, parece ser o mesmo - uma gente só preocupada com seu prórpio "imbigo". Levo fé no trabalho da Pomposinha, mas imagino quantos, na briga diária, num pensam em desistir...
    Oxalá!!! Vai de reto! Tenha fé! Mas é... FDO trabalhar achando que todos tão indo prum lado e vê que ainda há ma porrada de sangue-suga puxando pra trás... Coitada da Pomposinha!

    ResponderExcluir
  6. Puts, meu. Eu tava aki pensando o que dizer sobre o post qando tu postou essa resposta. Digo mais nada não. É isso aí mesmo. Se eesa mulher governasse sozinha virava presidente da república, meu. Mas ela tem uma corja braba com ela, destruindoi tudo. E aí?

    ResponderExcluir

Ironia sim, grosseria não (minha mulher deixa não). Quero seu comentário, mas sem palavras de baixo calão, ou você será marretado. Marrete com consciência.